Dados Gerais
Disciplina: História Série: 5ª Seqüência: 01 Tempo previsto: 08 horas
Tema
A presença do Negro na Formação da Sociedade Acreana
Aprendizagens esperadas
• Conhecer e apreender sobre o movimento negro no Acre
• Analisar os motivos que levaram os negros a vir para o Acre(causas e conseqüências).
• Identificar as possíveis manifestações do movimento negro no acre.
Conhecimento prévio
• Levantamento prévio com os alunos sobre o assunto abordado.
• Dialogar a respeito da identidade ;se o educando ,se identifica como negro ou não.
• Conhecer a inter ligação entre as disciplinas história,artes e geografia.
Desenvolvimento das Atividades
MOMENTOS DA AULA.
01 - Acolhida de 10 min.
Dinâmica: “O patinho Feio” Objetivo:
Trabalhar a questão da identidade e reflexão
-Material: Tiras de papel colante e caneta.
-Procedimento: -colar tiras de papel, na cabeça de um modo que apareça palavras as quais deverão ser seguidas pelos colegas que a lerem.
Exemplo: Beije-me ,aperte minha mão ,deixe-me(este será o patinho feio)
02 - Apresentação das equipes 10 min.
03 – PROBLEMATIZAÇÃO/MOTIVAÇÃO 30 min.
Leitura de imagens,sendo que serão levados pelo professor figuras que retratem a questão da identidade negra.
Sendo que será feito uma abordagem rápida pelo professor,relacionando desde a sua vinda remota da áfrica ate o Acre.
04 – Conteúdo a ser trabalhado nas atividades em grupo. (anexo 02)
• A influencia da cultura negra no acre
• Racismo
• Preconceito
05 - Atividades em grupo e/ou individual 1h.
• Apresentação de um seminário.
06 – Socializações das atividades em grupo e/ou individual (40 min).
Construir o espaço da Historia
Anotar possíveis considerações.
07 – Roda de conversa das atividades realizadas, individual e/ou em grupo (30min).
Expor as considerações.
08 – Produção diária do memorial. Da sala, professor e aluno (15 min).
- Relatório expondo o conteúdo abordado, o que já sabia o que aprendeu o que não aprendeu ou tem dúvidas, o que ainda gostaria de saber sobre o conteúdo abordado que não foi visto e outras considerações.
09 – Avaliações da aula/aprendizagem (20 min).
Nenhum comentário:
Postar um comentário