Dados Gerais
Disciplina: Geografia Série: 8ª Seqüência: 01 Tempo previsto: 08 horas
Tema
Guerra Fria
Aprendizagens esperadas
• Conhecer e apreender sobre os blocos econômicos
• Analisar os motivos que levaram o mundo a ser dividido em dois blocos econômicos.
• Identificar as conseqüências
Conhecimento prévio
• Saber que, o mundo passou por diversas guerras para formar a atual conjuntura mundial, sendo social, econômica e política.
• Saber identificar, parcialmente capitalismo e socialismo.
• Conhecer a inter ligação entre as disciplinas geografia e história com relação aos grandes conflitos mundiais.
Desenvolvimento das Atividades
MOMENTOS DA AULA.
01 - Acolhida de 10 min.
Dinâmica: “Sorriso Milionário” Objetivo: Trabalhar a questão da percepção econômica.
-Material: Bolinhas de papel.
-Procedimento:
-Cada aluno recebe cinco bolinhas de papel quem sorrir, paga uma bolinha a quem sorriu.Ao final ganha quem tiver mais bolinhas ganha e é o milionário da brincadeira.
02 - Apresentação das equipes 10 min.
03 – PROBLEMATIZAÇÃO/MOTIVAÇÃO 30 min.
O que você entende por socialismo e capitalismo, e qual a diferença entre ambos.
04 – Conteúdo a ser trabalhado nas atividades em grupo. (anexo 02)
• Blocos econômicos
• Socialismo
• Capitalismo
• O mundo dividido
05 - Atividades em grupo e/ou individual 1h.
• Apresentação de um seminário.
06 – Socializações das atividades em grupo e/ou individual (40 min).
Construir o espaço da geografia.
Anotar possíveis considerações.
07 – Roda de conversa das atividades realizadas, individual e/ou em grupo (30min).
Expor as considerações.
08 – Produção diária do memorial. Da sala, professor e aluno (15 min).
- Relatório expondo o conteúdo abordado, o que já sabia o que aprendeu o que não aprendeu ou tem dúvidas, o que ainda gostaria de saber sobre o conteúdo abordado que não foi visto e outras considerações.
09 – Avaliações da aula/aprendizagem (20 min).
Nenhum comentário:
Postar um comentário